Como fazer mudas de Bromélias – Bromélias

Como fazer mudas de Bromélias

 Família: Bromeliaceae

Origem: Matas, florestas, cerrados e restingas, onde a umidade relativa do ar é satisfatória para o seu desenvolvimento nas regiões tropicais dos continentes americanos,

Considerações gerais:

– São plantas Tropicais de regiões úmidas, pois o seu sistema radicular é pouco desenvolvido, utilizado quase que apenas para sua fixação, e acabam alimentando-se mais pela água e detritos que armazenam no tanque central, formado pelas axilas de suas folhas, que propriamente pelas raízes.

– Na grande maioria são epífitas, sobrevivendo em fendas, ocos, rachaduras em troncos de árvores. Mas existem também as terrestres e rupícolas.

– A planta conta com uma infinidade de variedades, mais de 2700 espécies,  com 57 gêneros, incluindo o abacaxizeiro que é mais difundida, cujo fruto é comestível.

– Geralmente são plantas de ambientes semi sombreados, recebendo a luz solar pela manhã e no final da tarde, mas, existem espécies aclimatadas ao sol pleno.

– A planta floresce apenas uma vez, na fase adulta, depois emite filhotes e morre, terminando o seu ciclo.

-As flores variam dependendo da espécie e do gênero.

– As flores são pequenas, mas, o que mais se destaca é a bráctea floral com suas folhas modificadas coloridas em tons: rosa, roxo, amarelo, vermelho. Vinho, etc.

Propagação:

– Na natureza propaga-se por sementes, em escala comercial, por cultura de tecidos, mas, em escala doméstica usam-se os perfilhos, (filhotes), que brotam da planta matriz.

Propagação doméstica:

– Assim que os filhotes apresentarem-se bem desenvolvidos, separe-os da planta matriz para plantá-los individualmente em vasos.

– Procure utilizar vasos pequenos, para evitar o acúmulo de umidade no substrato.  O excesso de umidade apodrece o sistema radicular da planta.

Procedimentos:

– Aplicar uma camada de aproximadamente 3 cm de pedriscos no fundo do vaso, para uma boa drenagem.

– Aplicar o substrato no vaso e em seguida plantar as novas mudas.

– Enterrar apenas o sistema radicular da planta, observando que a base de suas folhas fique acima do nível do solo.

– Usar um tutor, caso a fixação pelas raízes, for ineficiente.

– Colocar o vaso em local bem iluminado, desde que não receba a luz direta do sol.

– Manter o substrato levemente umedecido.  Como já foi dito, o excesso de umidade apodrece as raízes.

Nota:

– As bromélias que apresentarem folhas, geralmente acinzentadas, rígidas, estreitas ou, com espinhos, precisam de mais luminosidade.  Porém, as de folhas mais largas, macias, de cor verde escuro, preferem ambientes mais sombreados.  No entanto, ambas precisarão receber a quantidade de luz necessária para o seu desenvolvimento.

Substrato:

– Em linhas gerais, o substrato a ser utilizado deverá ter uma textura leve, de baixa densidade, que permita boa aeração e drenagem de água de chuva ou das regas.

Exemplos de combinação:

– Poderá ser utilizado: uma mistura homogênea de fibra de coco com esterco bovino curtido, na proporção de 1:1.

– Poderá ser utilizado também: casca de arroz carbonizada misturada a terra comum de boa qualidade, na proporção de 1:1.

– Poderá ser utilizado ainda: uma mistura de terra de boa qualidade, Areia de rio, humos de minhoca, fibra, (que poderá ser: de coco, casca de pinus ou serragem), também na proporção de 1:1:1:1.

Obs.

– O  pH ideal do substrato para o cultivo, deverá girar em torno de 5,5 a 6,5.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.