Com fazer mudas pelo método da Micropropagação.
Multiplicando plantas por Micropropagação
A micropropagação, conhecida também por multiplicação in vitro, ou multiplicação utilizando meio de cultura enriquecido com alguns componentes básicos, é um método de propagação vegetativa, amplamente utilizado na atualidade, para produção de mudas em escala comercial.
A técnica que basicamente só é possível ser desenvolvida em laboratórios específicos de biotecnologia vegetal consiste em: Separar células de tecido vegetal, introduzindo-as em meios de cultura devidamente enriquecidos com hormônios específicos fazendo-as se multiplicarem criando estruturas (caule e raízes), originado novas plantas, idênticas a planta matriz.
A técnica exige toda infra-estrutura de um grande laboratório equipado com capela (Câmara de Fluxo laminar), Autoclave, estufas etc. Além de pessoal treinado, porque sem esses aparatos, não haverá qualquer sucesso, pois a contaminação dos meios de cultura, por fungos, irá inviabilizar o método.
Essa técnica de laboratório se baseia num princípio básico chamado “Totipotência celular”, que é a capacidade de uma única célula vegetal se multiplicar para gerar uma nova planta, idêntica à planta mãe. Em seres humanos, “Totipotência celular”, só é possível ser realizada com as células-tronco.