Como fazer mudas de Cássia rosa – Cássia grandis.
Nome Científico: Cassia grandis
Nomes Populares: Cássia-rosa, Marimari, Acácia, , Cana-fístula, Fedegoso, Marizeiro, Mata-pasto, Jeneúna, Marimari-preto, Marimari-sarro, Marimarirana.
Origem: América Central, América do Sul.
Considerações gerais:
– Trata-se de uma planta Ornamental.
– Adaptada ao sol pleno e clima: equatorial, semiárido, tropical.
– Planta de ciclo de vida perene e pode chegar a uma altura de 10 metros.
– Temperatura média anual deve oscilar em torno de 10 a 38° C.
– Precipitação pluviométrica com média anual em torno de 1000 e 3000 mm.
– A planta não tolera frio intenso, nem geadas.
Propagação:
– A multiplicação é feita através de sementes. Porém, suas sementes apresentam dormência tegumentar, (casca dura). E para melhor germinação faz-se necessária a quebra de dormência
Quebra de dormência:
– Poderá ser realizada da seguinte forma:
A – Escarificação física que consiste em: atritar (abrasão), das sementes em uma superfície áspera (lixa, piso de cimento rústico, etc.). É utilizado para gastar parte do tegumento impermeável (casca dura), das sementes para facilitar a absorção de água, luz e oxigênio, pelo embrião da semente.
B – Escarificação química: ou seja: Imersão das sementes em solução de ácido sulfúrico por 5 a 20 minutos. – Tal contato, possibilita a corrosão parcial do tegumento impermeável das sementes dando-lhes a possibilidade de executar trocas com o meio externo, absorvendo água, luz e oxigênio.
Após executado este procedimento, as sementes deverão ser deixadas de molho em água, com temperatura ambiente, por algumas horas antes do plantio.
Solo:
– O solo dos balainhos deverá ser terra de boa qualidade, incorporando uma pequena quantidade de esterco animal bem curtido.
– Enterrar de duas a três sementes por balainho a uma profundidade média de um centímetro.
– Depositar os balainhos em local semissombreado.
– Manter o substrato úmido sem encharcamento.
– Em dois meses as sementes já estarão germinadas.
– As plantas, em média, com trinta centímetros de altura, ou com um ano de idade, já poderão ser transplantadas em seus locais definitivos. Mas, antes de levá-las a campo, deverá ser feita aclimatação gradativa das mudas ao sol.
– O melhor período para fazer o transplante das mudas em seus locais permanentes é o início da estação chuvosa, quando as plantas sentirão menos o estresse da mudança de habitat.
– A cássia-rosa é uma planta rústica de crescimento rápido.
– Adapta-se em qualquer tipo de solo, mas seu pleno desenvolvimento se dará em solo fértil, profundo e bem drenado.
– A árvore perde a maioria das folhas no inverno, período seco do ano, e a floração ocorre em meados da primavera e verão.
– A planta, geralmente, terá o seu primeiro florescimento, após 10 anos de vida.
Para ver um vídeo desta planta, CLICAR AQUI