Gengibre amargo. Nome científico: Zingiber zerumbet, Nome em Inglês: Asian ginger, Bitter ginger. Reino: Plantae, Ordem: Zingiberales, Família: Zingiberaceae. Conhecido também por: Gengibre-xampu, gengibre-pinha. Trata-se de uma espécie de planta rizomatosa da família do gengibre, com caules folhosos que crescem até cerca de 1,2 m (3,9 pés) de altura.
Propagação:
– A planta multiplica-se por divisão de rizomas.
– Arrancar a planta matriz. Cortar todas as partes aéreas da planta, pois estas podem murchar devido a sua consistência aquosa. Em seguida, separar os rizomas.
– Os rizomas para o plantio devem ser cortados em média com 3 a 5 cm de comprimento, desde que contenham de uma a duas gemas cada, para brotação. Antes de plantar em seus locais definitivos, colocar os rizomas cortados em local ventilado e sombreado, por um a dois dias, para cicatrização das regiões cortadas. Em seguida poderão ser plantados, a uma profundidade média de 5 cm.
– O gengibre por ser uma planta de clima tropical, deverá ser plantado entre a primavera e o verão. A colheita se dará de 10 a 12 meses após o plantio.
– Trata-se de uma planta exigente em nutrientes e prefere pH em torno de 5,5. Desenvolve-se bem em terrenos arenosos, leves, bem drenados e férteis.
Distribuição geográfica: Originária da Ásia, mas pode ser encontrada em muitos Países. Amplamente cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do Planeta, (inclusive no Brasil).