Opuntia é um gênero botânico da família cactaceae, vulgarmente conhecido como opúncia. Todas as suas espécies são originárias do Continente Americano, onde são encontradas desde a Patagônia até os Estados Unidos da América.
Reino: Plantae.
Divisão: Magnoliophyta.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Caryophyllales.
Família: Cactaceae.
Cultivo:
Deve ser cultivada sob sol pleno, em diversos tipos de solos, desde que bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados de forma esparsa. trata-se de uma planta extremamente resistente à estiagem, não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente a partir das raízes. Não aprecia a salinidade no solo, assim como altos teores de argila.
Multiplicação:
Multiplica-se facilmente por estaquia dos artículos (cladódios e/ou palmas) e por sementes.
Trata-se de plantas carnosas que apresentam características únicas de adaptação a ambientes desérticos. Os ramos são modificados e chamados de artículos ou cladódios. Estes artículos tem como função principal a fotossíntese, já que a planta raramente apresenta folhas, que são miúdas e ainda caem precocemente. Os artículos são achatados, obovados, glabros, e dependendo da espécie, adquirem tamanhos variados. Algumas espécies de cactos, com o crescimento da planta modificam-se em função estrutural, formando o caule. Apresentam cor verde escura acinzentada, e são recobertos por uma camada de cera. A maioria das variedades apresentam espinhos pontiagudos. As flores são vistosas, e podem ser brancas, amarelas, laranjas ou vermelhas. Os frutos são tipo bagas, com formatos variados, geralmente ovóides, na cor amarela, laranja, vermelha, violácea ou marrom, dependendo da cultivar. Eles apresentam casca fina e tufos de espinhos finos na extremidade superior. A polpa é suave, translúcida, gelatinosa, aromática e possui numerosas sementes negras, pequenas e lenticulares.