Como Fazer mudas de boldo da terra
Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus).
– Originário da África, arbusto que atinge de 1 a 2 metros de altura.
– Apresenta folhas aveludadas macias e produz flores violetas e azuladas.
– Indicado principalmente como estimulante digestivo e combate a azias.
– Efeitos colaterais: se usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.
– O Boldo da terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), também é conhecido por outros nomes populares como: falso boldo, boldo africano, boldo do reino, malva-santa, etc.
(Obs. Muitas pessoas chamam-no erroneamente por boldo do Chile, esse, trata-se de uma árvore com até quinze metros de altura).
Cultivo:
– O boldo da terra adapta-se perfeitamente em todas as regiões brasileiras, planta resistente, sendo sensível apenas às geadas.
– Propaga-se por meio de estacas retiradas da planta matriz, que deve ser enterrada nos vasos, jardineiras ou mesmo no chão a pelo menos vinte centímetros de profundidade.
– Não é exigente quanto ao solo, prefere regiões de solos ácidos. Mas, quando cultivado em solo rico em material orgânico, também vegeta satisfatoriamente.
– Desenvolve-se melhor a pleno sol.
– Em regiões de clima tropical, o plantio deve ser realizado preferencialmente no período chuvoso, porém a planta não tolera solos encharcados.
Composição Química:
Contém óleo essencial rico em: guaieno, fenchona, barbatol, barbatesina, cariocal e barbatusol.
Usos medicinais:
Na farmacopéia popular o boldo da terra é utilizado principalmente para problemas digestivos, em forma de chá, que geralmente são: folhas maceradas juntamente com água.
A ingestão desse tônico amargo facilita o trabalho da vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis, favorecendo e acelerando a digestão de gorduras, porém se usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.