Com fazer mudas – Enxertia em rosas pelo método da borbulhia.

Como fazer mudas – Enxertia em rosas pelo método da borbulhia.

Propagação pelo método da borbulhia.

A enxertia é a união de dois genótipos distintos formando uma única planta (hibrida), que tenha raízes vigorosas (cavalo), e apresente floração exuberante (enxerto).

– Os melhores porta-enxertos, (cavalos), são feitos utilizando-se estacas de rosas silvestres.

– Contados entre sessenta a noventa dias, após os porta-enxertos preparados, já poderão receber a enxertia.

– Retirar com o auxílio de um instrumento cortante (estilete), a gema, juntamente com um pedaço da casca, de uma rosa hibrida que se deseja propagar. Observar que a parte lenhosa, que porventura veio junto com a casca, deverá ser removida com cuidado.

– Fazer um corte em forma de “T”, a uns oito centímetros do solo, utilizando um instrumento cortante, (estilete).

– Introduzir ajeitando com cuidado, a gema da planta híbrida, (enxerto), dentro do corte em “T”, acomodando-a perfeitamente.

– Passar uma fita de plástico comum, ou fitilho, em torno da área cortada, em toda a extensão da enxertia.

Obs.

– A cobertura com plástico protegerá a área cortada, evitando a água das regas e chuvas, para que assim, a junção e cicatrização das partes que foram colocadas em contato direto, ocorra com sucesso.

– Por volta de dois meses, o local coberto, onde foi introduzida a borbulhia apresentará certa saliência. E essa protuberância trata-se da gema em pleno desenvolvimento. Sinal de que o processo de  enxertia vingou e a planta está procurando um caminho de saída para o meio externo. Neste caso, deverá fazer a remoção do plástico, utilizado inicialmente para cobrir as partes cortadas, para que a nova planta se desenvolva satisfatoriamente.

– Em seguida , processar o corte do cavalo aproximadamente dois centímetros acima do local do enxerto, para que a força da planta se concentre somente no broto do enxerto.

– As flores ocorrerão por volta dos três meses.

veja o desenho ilustrativo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.