Como fazer mudas de limão cravo.
Nome científico: Citrus limonia Osbeck
Origem: China
Características Gerais:
– Embora de origem chinesa, o limão cravo adaptou-se perfeitamente às condições do clima e solo do nosso País. Tanto é que a sua utilização como porta enxerto (cavalo), na citricultura brasileira atinge mais de 80% dos pomares, em virtude de sua rusticidade, precocidade e alta produtividade.
Proliferação de mudas:
– A formação de mudas é feita através de sementes, semeadas em canteiros (sementeiras).
– Após as mudas atingirem dez centímetros de altura, já poderão ser transplantadas em balainhos, ou em escala comercial, são transplantadas diretamente no solo, em linhas, até a época de receberem o enxerto, que geralmente é feito quando a planta atingir altura de aproximadamente um metro, e diâmetro do tronco em torno de 1,5 centímetros. Nesse caso, as mudas já enxertadas, depois do enxerto pego, são arrancadas e colocadas em balainhos, para serem comercializadas.
Obs.
– Em virtude de suas raízes profundas, o limão cravo suporta estiagens prolongadas, porém é altamente produtivo em solos com boa umidade, como as baixadas, perto de várzeas.
– Planta rústica adapta-se bem aos mais variados tipos de solo desde os mais comuns, mesmo os mais fracos e arenosos, mas torna-se vigoroso em solos ricos em matéria orgânica.
– Outros nomes: limão Rosa, limão Cavalo.