Como fazer mudas de limão cravo.

Como fazer mudas de limão cravo.

Nome científico: Citrus limonia Osbeck

Origem: China

Características Gerais:

– Embora de origem chinesa, o limão cravo adaptou-se perfeitamente às condições do clima e solo do nosso País. Tanto é que a sua utilização como porta enxerto (cavalo), na citricultura brasileira atinge mais de 80% dos pomares, em virtude de sua rusticidade, precocidade e alta produtividade.

Proliferação de mudas:

– A formação de mudas é feita através de sementes, semeadas em canteiros (sementeiras).

– Após as mudas atingirem dez centímetros de altura, já poderão ser transplantadas em balainhos, ou em escala comercial, são transplantadas  diretamente no solo, em linhas, até a época de receberem o enxerto, que geralmente é feito quando a planta atingir altura de aproximadamente um metro, e diâmetro do tronco em torno de 1,5 centímetros. Nesse caso, as mudas já enxertadas, depois do enxerto pego,  são arrancadas e colocadas em balainhos, para serem comercializadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs.

– Em virtude de suas raízes profundas, o limão cravo suporta estiagens prolongadas, porém é altamente produtivo em solos com boa umidade, como as baixadas, perto de várzeas.

– Planta rústica adapta-se bem aos mais variados tipos de solo  desde os mais comuns, mesmo os mais fracos e arenosos, mas torna-se vigoroso em solos ricos em matéria orgânica.

– Outros nomes: limão Rosa, limão Cavalo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.