Como fazer mudas – Horta caseira.
Preparando a horta doméstica.
– Uma horta caseira, ou se desejar: Horta doméstica, deverá ter espaço suficiente para conter canteiros de alface, almeirão, cebolinha verde, rúcula, rabanete, cenoura, beterraba, salsinha, coentro e ou, outras coisas que também se deseja plantar.
– Pimentão, pimenta, berinjela, jiló, como são plantas arbustivas, poderão ser plantadas em volta da parte interna, próximo ao alambrado de tela.
– Poderá reservar um canto de 4 x 4 metros para produção de Pepino caipira, aquele que se alastra pelo chão.
-A escolha do local deverá ser livre de sombreamento feito por árvores.
– Em regra geral, o preparo do solo deverá conter muito esterco animal bem curtido.
– As regas deverão ser feitas duas vezes ao dia: A primeira antes das nove horas da manhã. A segunda por volta das cinco horas da tarde.
– É sempre bom evitar regar as plantas quando o sol estiver muito quente.
– O bom desenvolvimento das plantas tem relação direta com três fatores: Solo fértil, água abundante e luminosidade do sol.
– E o sucesso da horta doméstica, estará diretamente ligado aos bons tratos dispensados a ela.
Preparação dos canteiros:
– Os canteiros deverão ser preparados de forma que fiquem, em média, quinze centímetros mais altos, com relação ao nível do terreno. (para evitar encharcamento),
— Em terrenos inclinados, a formação dos canteiros deverá ser feita de forma transversal, com superfície nivelada horizontal, para evitar possíveis erosões provocadas pelas águas das regas, ou das chuvas.
– A bordas dos canteiros poderá ser feita de alvenaria, ou simplesmente com tijolos ou telhas semi enterrados perpendicularmente. Também poderão ser utilizados outros materiais disponíveis como: tábuas, trocos de árvores, etc.
– A largura ideal para os canteiros é de 1:,0 metro de largura, pois assim facilitará o seus tratos culturais bem como o manuseio das plantas e ervas daninhas. Quanto ao comprimento, irá depender da necessidade, ou do tamanho da horta.
– Os corredores entre canteiros poderão ter larguras aproximadas de 30 centímetros, para facilidade dos tratos culturais.
Preparo do solo:
– O solo dos canteiros deverá ser revolvido de 20 a 30 centímetros de profundidade.
– Remover materiais indesejados como: pedras, raízes, etc. deixando o solo livre.
– Os canteiros deverão ser bem drenados, caso o solo original for argiloso, deverá ser incorporado 20 litros de areia grossa para cada 2,0 m/2. Essa medida irá ajudar a evitar a compactação do solo melhorando a sua drenagem.
– Adicionar esterco animal bem curtido na proporção de 2 a 3 Kg/m2.
– Caso o esterco animal a ser utilizado for a cama de frango, reduzir essa quantidade pela metade. Ou seja: 1 a 1,5 Kg/m2.
– Adicionar 50 a 100 gramas de cal hidratada Ca(OH)2, ou calcário CaCO3, para correção do pH e fonte de cálcio para ajudar na nutrição das plantas.
-Depois de colocados esses materiais, o solo dos canteiros deverá ser novamente revolvido, de forma que a mistura fique totalmente homogeneizada.
– o Solo deverá ser preparado com antecedência de aproximadamente 30 dias antes de receber as mudas.
Nota:
– Um dia antes do plantio das mudas, regar abundantemente o solo dos canteiros.
– Plantar as mudas de preferência, no período da tarde, (por volta das 5:00 horas), isso fará com que as mudinhas não sofra tanto o estresse da mudança.