Como fazer mudas – Horta orgânica – Produção de alimentos orgânicos.
O que significa alimentos Orgânicos.
Conceito de biodiversidade
– A Natureza é feito uma corrente em cascata, onde os elos se fixam e se interligam numa grande trama de nichos, (micro e macro seres pertencentes aos reinos mineral, vegetal e animal), que se interdependem formando a imensurável rede da biodiversidade… Onde cada qual, com propósitos particulares, se servem e são servidos na medida de suas necessidades…
– A genialidade da natureza ajustou-se à sustentabilidade, na configuração de um grande circulo, onde uns deveriam suprir as misérias de outros, conforme a trama da rede da vida instalada em nosso planeta… Onde tudo seria reciclado…
– Porém, quando elos dessa corrente se rompem por algum fato fora do contexto (no caso, defensivos, inseticidas, agrotóxicos, etc.), algumas castas, exatamente aquelas que ficaram livres de seus predadores, aumentam desproporcionalmente o número de seus indivíduos, causando o desequilíbrio, colocando também em efeito cascata, toda biodiversidade em risco…
– Quanto menos interferirmos, menor será o desequilíbrio do meio ambiente.
O. Scalabrini
Da teoria para a prática.
– Bem, em síntese, produção de alimentos orgânicos é a não utilização de defensivos químicos desde o seu plantio até a sua colheita.
– É deixar a biodiversidade agir, controlando naturalmente a natureza.
– Os pássaros são exímios devoradores de insetos. O que poderá se fazer para atraí-los, de forma que estejam sempre por perto, é dispor comedouros próximos a sua horta. Aí. adeus lagartas, cupim com asas, borboletas, etc.
– É permitir que joaninhas devorem naturalmente, pulgões e cochinilhas.
– Galinhas também são predadores naturais de muitos insetos e elas acabam com uma variedade inimaginável dessas pragas do quintal e que poderá atacar as plantas da sua horta. Mantê-las no quintal, porque dentro da horta elas certamente irão provocar uma devassa.
Como manter a qualidade do solo para produção de alimentos orgânicos:
– Evitar a monocultura. Sempre utilizar cultura rotacionada, pois cada planta tem específicos insetos hospedeiros, e com a rotação de cultura eles perdem o ciclo de sua reprodução e alimentação, ficando mais vulneráveis.
– Utilizar sempre os defensivos naturais denominados: remédios verdes, que são sumos extraídos de certas plantas e que afugentam insetos, agindo como repelentes naturais.
Se desejar ver um exemplo de comedouro simples, para pássaros clicar aqui