Como cuidar de cactos.
Características gerais:
– Cactos são plantas espinhentas, nativas das Américas.
– Trata-se de plantas totalmente adaptadas para sobreviverem no limite extremo, ou seja: em regiões castigadas por secas prolongadas, clima exaustivamente quente e árido.
– Para isso, precisou sofrer alterações consideráveis: As folhas, para evitar a perda de água no processo de transpiração, transformaram-se me espinhos. O caule expandiu-se formando um tecido gelatinoso, para armazenamento de água. Reserva para ser utilizada em períodos de grandes estiagens.
– Os cactos formam uma grande família botânica, com aproximadamente 84 gêneros e 1.400 espécies, com ampla variação de formatos e tamanhos.
– Existem espécies terrestres e epífitas.
– As flores normalmente são hermafroditas, e abrem geralmente durante a noite. E a polinização fica por conta e risco de morcegos e mariposas noturnas.
– Alguns cactos produzem frutos comestíveis: Ex: figo da índia, pitaya, etc.
Propagação:
– A propagação, na natureza, é feita geralmente, por sementes, mas em escala doméstica, poderá ser realizada por estaquia de segmentos do corpo da planta.
– Devido a sua elevada capacidade de retenção de água, qualquer pedaço da planta poderá ser plantado, pois, emitirá raízes, gerando nova muda.
– Os cactos de porte pequeno ou, médio, poderão ser cultivados em vasos.
Substrato do vaso:
– Poderá ser utilizado um composto homogeneizado de areia de rio, lavada, com terra vegetal, na proporção de1:1.
– O solo deverá apresentar uma textura leve e totalmente drenável.
Clima:
– Trata-se de uma família de plantas muito resistentes, adaptadas a sobreviverem a céu aberto em climas hostis, suportando altas temperaturas e longas estiagens.
– Somente as plantas jovens, recém transplantadas em vasos, não deverão ser expostas diretamente ao sol, necessitando apenas de luminosidade intensa, com posterior aclimatação gradativa, depois de pegas.
Regas:
– As regas não poderão ser excessivas, pois, apodrecerá a planta.
– Em linhas gerais, as regas dos vasos deverão ser, em média, uma vez por semana.
– Aconselha-se a molhar apenas o substrato.
Tratos culturais:
– Os cuidados com os cactos em vasos, geralmente, limitam-se com a quantidade de água oferecida.
– Não ultrapasse o limite de necessidade de água da planta, pois isso irá fazê-la apodrecer. A planta, em vasos, suporta a falta temporária de água, mas, não tolera o excesso do líquido.