Como cuidar de orquídeas:
regras básicas:
Em linhas gerais, não é difícil manter a sua orquídea saudável.
Somente alguns cuidados básicos deverão ser dispensados a elas, como:
Local:
– A orquídea sobrevive em seu habitat natural, (florestas), em ambientes com boa luminosidade, sendo que, a copa das árvores onde ela se encontra hospedada, a protege nas horas de sol a pino.
– Você poderá imitar esse ambiente, amarrando-a em uma árvore no seu jardim, ou colocá-la em um local arejado, No alpendre, ou próximo a uma janela, onde ela possa receber luz direta do sol, pela manhã e a tarde.
Regas:
– Regar a orquídea quando o substrato do vaso estiver seco. (Duas a três vezes por semana e o suficiente. No período mais seco do ano, aumentar as regas para três ou quatro vezes por semana).
– Retirar o pratinho coletor de água. A água das regas deve ser totalmente drenada. Pois, o excesso de umidade faz a planta morrer afogada.
– O substrato deve apresentar uma textura leve, totalmente drenável, como casca de pinus, fibra de coco, etc. Pois, o excesso de água acumulada, faz com que as raízes apodrecem abrindo portas para ataques de fungos e bactérias, matando-a.
Substrato:
– O substrato deverá ser trocado sempre que apresentar uma consistência pastosa. Pois, com o decorrer do tempo, o substrato vai apodrecendo, adquirindo uma consistência pastosa, espessa e impermeável.
Adubação:
– Geralmente aduba-se a planta com adubo foliar, aplicado a cada quinze ou, vinte dias.
– A fórmula NPK 20:20:20, irá manter sua orquídea saudável, porém, há adubos específicos para cada fase da planta.
Adubo para estimular o crescimento vegetativo:
Para estimular o crescimento vegetativo da planta. Usar um adubo mais nitrogenado. Ex: NPK 30:10:10
Adubo para estimular florescimento:
Para estimular o florescimento da planta, utilizar um adubo rico em fósforo. O fósforo atua também no fortalecimento do sistema radicular da planta.
Ex:NPK 4:45:15
Obs.
O adubo para florescimento deverá ser utilizado dois meses antes da orquídea florir. E deverá ser aplicado uma vez por semana, seguindo as orientações do fabricante descritas no rótulo do produto.
Tratos culturais:
Observe suas plantas semanalmente.
– Assim perceberá o ataque de algum agente nocivo e será mais fácil o controle.