Como fazer mudas de amora preta
A amoreira preta é muito fácil de fazer a multiplicação de mudas (propagação da amoreira). Através do método de estaquia, (clones da planta mãe).
– Prepare os balainhos (sacos plásticos com terra fértil ou substrato).
– Escolha uma amoreira saudável, com frutos abundantes e adocicados.
– Corte ramos com aproximadamente 30 cm de comprimento e mais ou menos um centímetro de diâmetro, (ou seja: pouco mais espesso que o dedo mindinho).
-Espetar as estacas da amoreira nos sacos plasticos (enterrando-os aproximadamente até a metade , observar que: a parte da haste que deverá ser enterrada (para enraizamento), deverá ser a parte de baixo do galho em que foi cortada) o restante ficará exposto para brotação.
-Colocar os balainhos em local com meia sombra (pode ser em baixo de árvores).
– Manter as regas diárias, o local com bastante umidade porém, sem enchacamento.
-Esperar as estacas brotarem (mais ou menos de 2 a 3 meses).
– Só após as mudas estarem bem ramificadas deverão ser transplantadas em locais definitivos.
Propriedades medicinais e terapêuticas da amora.
Rica em vitamina A e C.
Adstringente natural : Ao permitir a contracção dos tecidos, ajuda no combate a inflamações da boca, da garganta, dos intestinos, assim como dos órgãos genitais.
Antidiarreico poderoso: Utiliza-se assim as folhas, os rebentos e as raízes das amoreiras como tratamento da diarréia e da disenteria.
Propriedade de anti-envelhecimento: a amora possui um grande teor em antioxidantes. Estes não se limitam a proteger o coração. Têm uma ação benéfica sobre todo o nosso organismo, reduzindo assim os efeitos do tempo sobre o nosso corpo, preservando todos os nossos órgãos contra a passagem do tempo. Os antioxidantes são altamente benéficos para o nosso metabolismo.
Propriedades estimulantes: protege sistema nervoso, e isto porque melhora o funcionamento do nosso cérebro. Esta característica já foi evidenciada em vários estudos científicos. Comer amoras ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora.
Prevenção de infecções urinárias. Neste caso, são utilizadas as flores da planta, as quais são extremamente diuréticas e facilitam a eliminação da urina permitindo assim o tratamento das vias urinárias.
Dores de garganta: O sumo da amora também é particularmente aconselhado a quem sofre de dores de garganta, de rouquidão, de uma inflamação das cordas vocais, das gengivas, de aftas ou de uma amigdalite, como já vimos. Neste caso, para que o efeito seja perfeito, o melhor é mesmo tomar o sumo de amora quente com um pouco de mel.
Obs:-Os benefícios todos associados à amora devem-se evidentemente à sua composição altamente nutritiva. A amora contém assim uma grande percentagem de fibras, de vitamina C, de vitamina K e de ácido fólico. Pouca calórica, é um ingrediente a incluir na nossa dieta para que possamos usufruir de todos os benefícios e viver melhor a nossa vida.