Como fazer mudas de Samambaias Amazonense.
Nome Científico: Polypodium aureum
Características gerais:
As samambaias pertencem a uma família numerosa de espécies, oferecendo enorme variedade de tamanhos e formas, que lembram delicadas rendas, chifres, espinhas de peixe, etc.
Na natureza se multiplicam por esporos que, geralmente, germinam nas axilas das folhas de coqueiros, onde frequentemente há condições favoráveis de umidade, temperatura, sombreamento, etc. Porém, trata-se de um processo muito lento, inaplicável para propagação de mudas em escala doméstica. Só mesmo a natureza tem paciência suficiente para esperar um esporo se transformar numa bela planta.
Propagação:
O método de propagação caseiro mais fácil e rápido e o da divisão de touceira ou, estaquia de rizomas.
Divisão de touceiras:
– De posse de um vaso antigo da planta que se deseja multiplicar, repleto de brotos e rizomas, poderá ser dividido para transformá-lo em várias mudas.
– Iniciar o processo removendo a planta do vaso com todo o cuidado para não machucá-la, soltando-a do torrão, manipulando-a para livrá-la do substrato velho, até descobrir por completo a touceira.
– De posse de uma tesoura ou, faca bem afiada, separar as mudas ou, os rizomas. Observar que os rizomas têm que apresentar várias gemas ou “borbulhas”, pois serão das gemas que brotarão os novos rebentos.
– Plantar cada parte recortada em um novo recipiente.
– Aproveitar esse momento, para livrar as mudas das partes mortas: raízes podres, folhas e rizomas secos.
Como plantar:
– Depositar no fundo do vaso uma camada de aproximadamente 4 centímetros de espessura, de cascalho, ou cacos de telhas, bem triturados.
– Em seguida depositar até a metade do vaso uma camada de substrato, bem distribuído.
– Na seqüência colocar a muda no centro do vaso e acabar de preenche-lo com o mesmo substrato, tendo o cuidado de fixar bem a muda no substrato do vaso.
– Regar para molhar todo o substrato.
– Colocar os novos vasos em locais sombreados, livre de ventos fortes.
– Manter constante a umidade do substrato.
Substrato:
– O substrato para os vasos deverá ser um composto rico em material orgânico.
– Fazer uma mistura bem homogeneizada de terra, esterco animal bem curtido, fibras de coco, casca de pinus, areia grossa, tudo na proporção de 1:1.
Considerações gerais:
– Os ventos fortes são um dos grandes inimigos das samambaias, causando requeima nos brotos e folhas novas, bem como a perda de água por evaporação.
– Samambaias não gostam de mudanças, elas preferem a monotonia de lugares aconchegantes. Elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, mudanças constantes provocam o estresse das plantas que acabam perdendo todas as folhas.
– Recomenda-se manter o solo sempre bem umedecido, sem provocar encharcamento.
– Recomenda-se remover as folhas amareladas, mortas ou doentes.
Adubação:
– Recomenda-se adubação com fertilizante específico para samambaias, adquiridos em lojas de floricultura, seguindo sempre as orientações do fabricante.
Pragas:
-As samambaias têm poucos inimigos naturais, mas é sempre bom ficar atento aos ataques de lagartas, tatuzinhos, lesmas e pulgões.
– Sempre que possível, evite o uso de inseticidas.
Para ver um vídeo desta planta CLICAR AQUI