Como fazer mudas de Arruda

Publicado em 12/04/2012

Como fazer mudas de Arruda

 Nome científico:  Ruta graveolens

Planta medicinal e aromática, originária da Europa.

Para produção de mudas de arruda em escala comercial, utilizam-se sementes.  Mas, para multiplicar arruda artesanalmente, a melhor forma é através do método de estaquia.

Como fazer:

- Selecionar ramos ou galhos maduros de aproximadamente vinte e cinco centímetros de comprimento, os quais deverão ser enterrado até a sua metade, em vasos de trinta a quarenta centímetros de profundidade.

- A arruda é exigente quanto ao tipo de solo.  Fazer uma mistura bem homogeneizada de terra vegetal, areia e esterco animal bem curtido, todos na mesma proporção. Em seguida colocar esse substrato até três terços da capacidade do vaso. Plantar a estaquia e em seguida completar o restante do vaso  com o mesmo substrato. Colocar o vaso em local sombreado, porém, ventilado.   Regar com água duas vezes por semana, mas, sem encharcar. (observar que a estaca foi enterrada até a sua metade).

Outra forma de fazer mudas por estaquia.

- Selecionar e retirar os ramos ou galhos maduros da planta, tendo o cuidado de cortar em forma de bisel, sem machucar a superfície cortada.

- Retirar as folhas inferiores das estaquias, para que não apodreça dentro d’água.

- Mergulhar os ramos (estaquia) em recipientes de vidro com água. Observar que a água atinja  até mais ou menos  a metade das estacas, permanecendo assim até o desenvolvimento das raízes. (Esse processo demorará para ocorrer no máximo em duas semanas).

- Depois de enraizadas, plantar as mudas individualmente em vasos com profundidade de trinta a quarenta centímetros.

- O solo é o mesmo do método acima descrito.

- Molhar regularmente sem encharcar, colocar em local ventilado onde receba sol brando.
Obs. Quando perceber que a planta já está se desenvolvendo, ou seja: emitindo brotos e folhas novas, e, se porventura ela estiver dentro de casa, procure levá-la em local bem ventilado e com bastante luminosidade, se possível, dê a ela pelo menos meio período de sol, diariamente.

« Como Fazer mudas de abacateiro – Abacate
Como fazer mudas de Hortelã »

Categoria:

fazer mudasjardinagemplantas medicinais

Palavras chave:

About osvaldo

» has written 199 posts