Como fazer mudas de Orquídea Baunilha – Vanilla planifólia
Nome científico: Vanilla planifólia
Nome popular: Baunilha
Origem: México
Características gerais:
– Trata-se de uma orquídea trepadeira, cujos ramos podem atingir mais de 10 metros de comprimento.
– Na natureza é facilmente encontrada agarrada a troncos de árvores ou, coqueiros, geralmente em matas ciliares e, ou terrenos pantanosos.
Propagação:
– Na natureza a planta se propaga através de sementes, mas, em propagação doméstica, o melhor método é o da estaquia de seus ramos.
– Cortar pedaços de ramos, em média, com 30 a 50 cm de comprimento.
– Enterrar no solo, em média, 10 cm, observar que a parte que ficará enterrada deverá ter de dois a três nós, os quais emitirão as primeiras raízes.
– As folhas dos nós que ficarão soterrados, deverão ser removidas.
– O enraizamento das mudas acontecerá, geralmente, em um mês, quando a planta apresentar início em seu desenvolvimento.
Nota:
– Para mudas feitas em balainhos (saquinhos de polietileno) deverá ser tutorada com uma estaca de madeira.
– Para mudas plantadas em locais definitivos, junto a trocos de árvores ou coqueiros, deverá ser guiada, amarrada a esse tronco.
Obs.
– Por se tratar de uma trepadeira, a planta deverá ser guiada desde os primeiros instantes, mesmo na fase inicial de mudas. Mas, com o passar do tempo, ela se desenvolverá por si só, emitindo raízes aéreas, prendendo-se ao tronco tutor, por conta própria.
– Geralmente, depois de bem desenvolvida, a planta não mais necessitará dos alimentos vindos do solo e, através de suas raízes aéreas ela catalisará todos os nutrientes de que necessitará para sua manutenção, retirando-os da umidade relativa do ar e dos componentes do ar atmosférico. Diante disso, a parte inferior da planta, justamente aquela que estava enterrada no solo, geralmente, apodrece.
Clima:
– Trata-se de uma planta adaptada a climas tropicais, com temperatura média, acima de 21°C. E, na natureza como está diretamente ligada a nichos aquáticos, a planta irá requerer: alta umidade relativa do ar, bem como, chuvas bem distribuídas o ano todo.
Obs.
– O ambiente para se cultivar essa planta, com sucesso, em escala doméstica, deverá ser bem próximo ao encontrado na natureza.
Luminosidade:
– A planta tolera a incidência do sol, mas, aconselha-se o seu cultivo em lugares parcialmente sombreados.
Solo:
– A planta tolera solos com grande umidade, porém as mudas deverão ser preparadas com substrato leve, rico em material orgânico, levemente umedecido.
– Geralmente, o solo será necessário apenas na fase inicial da vida da planta, depois de totalmente desenvolvida, ela obterá seus nutrientes através de suas raízes aéreas.
Regas:
– As regas deverão ser efetuadas apenas para manter o solo com boa umidade.
Colheita:
– O produto principal dessa orquídea são as vagens que depois de desidratadas se extrai a essência de baunilha. Produto largamente utilizado na culinária.
– A planta iniciará o período de floração, geralmente, no terceiro ano depois de plantada.
– O tempo entre floração e colheita das vagens, em média, será de oito meses.
– As vagens deverão ser colhidas no início do seu processo de maturação, quando sua coloração passar de verde, para um tom de verde pálido.
Para ver um vídeo dessa planta: CLICAR AQUI
OLÁ….SOU DO MATO GROSSO E ASSISTI O VIDEO RECOMENDADO POR ESTA MATÉRIA E REPAREI QUE A BAUNILHA QUE APARECE AGARRADA AO PÉ DE BURITI É UMA BAUNILHA DO CERRADO E NÃO A PLANIFÓLIA COMO FOI INDICADO. POR FAVOR , ME CONFIRME ISSO , SE POSSIVEL. E GOSTARIA DE SABE ONDE COMPRAR A BAUNILHA DO CERRADO . ESSA QUE MOSTRA NO VIDEO. ABRAÇO