Como fazer mudas – Viveiro de mudas de árvores nativas.

Publicado em 12/07/2012

Como fazer mudas – Viveiro de mudas de árvores nativas.

Grande parte da fauna selvagem, alimenta-se exclusivamente de frutos e sementes silvestres.

Se você gosta da vida, e faz questão de viver bem e em paz, provavelmente já se deu conta de que nada sobrevive sozinho,  percebeu então,  o quanto dependemos das coisas simples da natureza. Mesmo porque, já compreendeu que tudo está intimamente relacionado e interligado, e nós, os seres humanos “considerados inteligentes”, jamais poderemos sobreviver sem o suporte básico, fantástico, dessa biodiversidade que nos é oferecida diariamente, e que nem sempre a notamos.

Assim sendo, nós que já compramos essa idéia de preservação, poderemos perfeitamente dar uma mãozinha à natureza, plantando sementes de árvores frutíferas. Cada quintal, cada terreno poderá corretamente ostentar algumas espécies de plantas que produzirão frutos.

O que atrai animais e passarinhos silvestres é comida. Veja como os pássaros estão migrando para as cidades, em busca de alimento.

Plantar uma árvore é tão fácil e simples. Basta apenas ter um pouquinho de dedicação.

È só separar as sementes dos frutos que você consome e colocá-las na terra, em condições ideais de umidade e luminosidade, num solo fértil.

Para facilitar o transplante dessa muda que você pretende fazer, é necessário que ela esteja dentro de um balainho, que poderá ser feito com um saquinho de plástico, uma embalagem tretra pak, ou qualquer outra vasilha perfurada, para drenagem de água.

Veja o exemplo deste viveiro de mudas, que usa um tipo de embalagem de plástico rígido, reciclável, chamada tubetes. E que num pequeno espaço, produz milhares de mudas anualmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viveiro de mudas de árvores nativas do centro-oeste brasileiro.

Você não precisa ter um viveiro como esse. Basta ter um cantinho reservado em seu quintal, ou jardim, e um pouquinho de iniciativa para produzir suas mudas.

Caso você não tenha espaços suficientes para plantar todas as mudas que porventura produzir, presenteie seus amigos que tem locais específicos, adequados para elas.

Faça isso e deixe sua marca registrada na biodiversidade do planeta.

A vida irá lhe agradecer apenas por isso.

As pequenas ações somadas, fortalecem as grandes iniciativas.

Para ver um vídeo mais detalhado deste viveiro de mudas clicar aqui

 

« Como fazer mudas de dracena
Como fazer mudas – Viveiro – Produção de mudas de árvores. »

Categoria:

fazer mudasmadeira de leimudas frutíferasreflorestamento

Palavras chave:

About osvaldo

» has written 197 posts