Como fazer mudas de cedro a partir de sementes

Como fazer mudas de cedro a partir de sementes

 Produção de mudas

A produção de mudas pode ser feita em canteiros (sementeiras), para posterior repicagem, ou diretamente em balainhos (reaproveitamento de embalagem tetra pak, ou saquinhos de polietileno) contendo substrato rico em matéria orgânica, semeando-se duas sementes por balainho

Também se pode produzir mudas pelo método de raiz nua ou, por propagação vegetativa; em ambos os casos, as respostas são satisfatórias.

O poder germinativo das sementes de cedro geralmente ultrapassa 80% e a germinação ocorre entre dez e vinte dias após colocada em contato com o solo.

Como coletar as sementes.

Por se tratar de sementes aladas, cuja dispersão ocorre através dos ventos, geralmente, colhem-se os frutos duas ou três semanas antes da sua abertura natural.

A coloração do fruto, que passa de verde para um tom de marrom-claro, determina o período ideal para colheita, indicando a maturidade fisiológica da semente. Esse período ocorre entre 30 e 32 semanas após a floração.

Após a colheita, os frutos são levados para local seco e ventilado para completar a abertura natural, bem como a liberação das sementes.

As sementes de cedro não apresentam dormência, portanto, podem ser plantadas de imediato. Quanto a sua conservação, podem ser armazenadas a frio, que seu poder germinativo se mantém inalterado por dois anos

O cedro se desenvolve bem em cultivos consorciados, o plantio pode ser feito em linhas e, em vegetação matricial arbórea, o plantio também pode ser feito em clareiras nas matas e capoeiras.

Crescimento e produção

O cedro é uma espécie de crescimento relativamente rápido, podendo se comportar como espécie secundária inicial ou tardia e regenerando-se preferencialmente, em clareiras ou bordas de mata, conforme anteriormente destacado.

Finalidades e aplicação:

O cedro é destacado como madeira de lei, muito utilizado na indústria para confecção de móveis

3 comentários em “Como fazer mudas de cedro a partir de sementes

  1. É que eu vou fazer caminhada e tem uns pés de cedro e quando eles soltam as sementes o vento leva e eu acho aquilo um desperdício ;eu catei umas bagas que cairão tirei as sementes mas não germinaram aquelas sementes que vão embora e não vão ser aproveitadas daria para reflorestar as margens de muitos córregos por ai

  2. Gostaria de saber como adquiro o substrato para plantação da semente
    Plantei sementes de cedro em agosto e ate agora nao germinou, somente um de 200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *