Como fazer mudas de Graviola

Como fazer mudas de Graviola

Nome científico: Annona muricata

Origem:  Antilhas

Propagação por sementes

Extrair as sementes de frutos maduros.

– As sementes deverão ser bem lavadas e secas à sombra por 3 a 4 dias.

– Em seguida, podem ser semeadas em balainhos ou, armazenadas em refrigerador entre (5 e 10ºC) bem acondicionadas em sacos plásticos, num período de até 6 meses.

– Para regiões onde a insolação é elevada, deve-se fazer um viveiro para acomodar os balainhos, usando tela com 50% de proteção ou, cobertura com ripas, varas, bambus, folhas de coqueiro, sapé, capim ou qualquer outra cobertura que propicie este sombreamento desejado

– Outra opção é colocar os balainhos sob árvores frondosas.

– Os balainhos utilizados, poderão ser embalagens tetra pak reaproveitadas ou  sacos plásticos com dimensões entre 15 a 18 cm de diâmetro por 25 a 30 cm de altura.

– O substrato para preencher os balainhos será um  composto de terra fértil e esterco de curral  bem curtido na proporção de 3/1, ou seja: 3 partes de terra para 1 de esterco de curral,  misturar bem homogeneizando o composto

– Depois de preenchidos, os balainhos  deverão ser colocados lado a lado, formando canteiros com dimensões de 10 x 1 m, com espaços entre os canteiros de  0,6 m entre si, para facilidade de manejo.

– Semear de 3 a 4 sementes em cada balainho, com profundidade de 2 a 3 cm e cobri-las com o próprio substrato.

– Regar de 1 a 2 vezes por dia, para que o substrato fique úmido todo o tempo, mas sem encharcar.

– O nascimento das sementes ocorrerá dentro de 20 a 30 dias, dependendo da temperatura e da época em que foram semeadas.

– Caso todas as sementes venham a germinar, é necessário fazer o desbaste, deixando apenas a planta mais robusta.

– As mudas estarão prontas para irem para o campo, após 18 meses, a partir da semeadura.

Doenças;

O controle de doenças que poderão ocorrer pode ser feito com pulverizações semanais utilizando-se calda bordalesa ou calda sulfocálcica (1 Kg de cal + 1 Kg de cobre diluídos em 100 litros de água).

Culinária:

A graviola é uma fruta aromática, com polpa branca, de sabor suave e levemente ácido, pode ser consumida naturalmente, mas é muito usada para a fabricação de doces, sucos, sorvetes e geleias.

Uso medicinal:

Rica em vitamina A, C e do complexo B, também contém cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Diurética, a graviola ainda é dotada de propriedades que evitam espasmos, disenterias e problemas de nevralgia.

Considerações Gerais:

– Os cuidados na hora de escolher o solo para o plantio de graviola é extremamente importante para o seu bom desenvolvimento.

– A graviola  prefere solo com textura aparentemente leve e bem drenado.

– Prefira regiões onde o clima seja tropical e subtropical com temperaturas entre 21 e 30 graus, pois ela não resiste a temperaturas frias e geadas.

– O espaçamento recomendado é de 4 x 4 metros a 8 x 8 metros, o que pode variar da qualidade do solo escolhido, e do nível da mecanização da plantação.

– As covas devem ter aproximadamente o tamanho de 60 x 60 x 60 centímetros e devem ser abertas pelo menos 30 dias antes do efetivo plantio.

– A melhor hora para se fazer o plantio das mudas no campo, será a época das chuvas abundantes, pois, além de diminuir o estresse das plantas irá também eliminar os gastos com irrigação.

– A gravioleira demora em média de 4 a 5 anos para começar a produzir. Seus frutos podem ser colhidos manualmente, com muito cuidado.

– Se retiradas ainda verdes ficam ácidas e amargas e quando muito maduras, ficam vulneráveis a danos e também ao transporte.

– Para um melhor resultado deve-se colher a graviola quando a cor da casca muda sua tonalidade: do verde-escuro para o verde-claro e as saliências da casca quebram- se facilmente.

Para ver um vídeo desta planta,  CLICAR AQUI

 

4 comentários em “Como fazer mudas de Graviola

  1. as informações prestadas são eloquentes e bem objetivas,deixando assim qualquer pessoa capaz de executar o plantio da graviola. parabéns a equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *