Como fazer mudas de Pêssego

Como fazer mudas de Pêssego

  Nome científico: Prunus pérsica

 Origem: China

 Existem algumas alternativas para se fazer mudas de pêssego através de sementes.

 Método 1:

– O Primeiro passo é retirar os caroços, limpá-los, removendo todas as partes remanescentes da poupa.

– Em seguida, envolvê-los em algodão esterilizado, levemente umedecido em água, colocá-los dentro de um saco plástico transparente e levá-los à geladeira.

– Mantê-los na geladeira, (5 -12 ºC), até o ponto em que a casca dos caroços começarem a  se abrir e as sementes iniciarem a germinação.

– Na seqüência, plantar em balainhos e colocá-los em locais sombreados, pode ser embaixo de árvores ou em viveiros protegidos com sombrites.

 Método 2:

– Quebrar as cascas dos caroços, com cuidado para não ferir as sementes, aplicar algum tipo de fungicida nas sementes, em seguida, envolvê-las em algodão esterilizado, levemente umedecido com água, ou, plantá-las diretamente em copinhos descartáveis, cheio de areia esterilizada umedecida. Em ambos os casos, deverão ser colocados em sacos plásticos transparentes, em seguida colocar na geladeira com temperatura entre (5 – 10 ºC), até a sua germinação, na seqüência, deverão ser transplantadas em balainhos dispostos em locais sombreados.

-(Obs. Para esterilizar a areia: coloque-a num autoclave por uns cinco a dez minutos em temperatura alta….  Se não tiver autoclave disponível, ferva a areia colocando-a numa panela de pressão, (uma parte de areia  para três partes de água), e ferva durante aproximadamente uns trinta minutos, escorra a água, deixe esfriar e já estará pronta para uso.)

– Nota:- Antes de esterilizar a areia é preciso lavá-la. Colocar a areia em um balde, (uma parte de areia para três partes de água), mexer bastante para que as impurezas  se dissolvam na água, esperar a areia assentar no fundo do balde, em seguida, derramar  somente a água suja. (Repetir essa operação até que a água saia totalmente limpa.)

 Método 3:

– Para regiões onde o inverno é rigoroso, os caroços com as respectivas sementes poderão ser plantados diretamente no solo, esse processo deverá ocorrer na época mais fria do ano, pois o frio da estação fará a quebra da dormência das sementes.

Solo:

– O pessegueiro não é muito exigente quanto aos tipos de solos, porém esses precisarão ser profundos e com boa drenagem.

– Desenvolve-se com boa produtividade em temperaturas amenas, com médias anuais em torno de 20ºC.

– Em plantação extensiva, o terreno destinado ao plantio, deverá ser preparado no mínimo com 2 meses de antecedência, deverá ser arado, gradeado e corrigido com calcário,  o Ph deve ficar em torno de 6.

– O espaçamento mais usado é de 6 metros entre linhas e 4 metros entre plantas.

-As covas devem obedecer às dimensões 50 x 50 x 50 centímetros.

– Ao solo da cova, deverão ser misturados: 20 litros de esterco de curral bem curtido, 300 gramas de NPK na fórmula 20:5: 20,  25 gramas de bórax e 1 kg de calcário dolomítico. Depois desta mistura estar bem homogeneizada, deverá voltar para dentro da cova, e aguardar a futura muda que deverá ser transplantada somente depois de decorridos quarenta a cinqüenta dias desse processo de preparação do solo.

– As mudas deverão ser transplantadas no início do período chuvoso.

Tratos culturais:

– Os tratos culturais se resumem em aplicação de herbicidas para livrar as plantas das ervas invasoras.

– As podas nos períodos de dormência.

– A Produção se dará após  3º ano, chegando ao pico quando a planta tiver por volta de 20 anos.

One thought to “Como fazer mudas de Pêssego”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.